quarta-feira, 26 de maio de 2010

A moda e o orgulho

A moda é ser diferente mas, se todos são diferentes, não serão todos iguais?
Difícil, e diferente, é aceitar-se 'comum'. Para alguns é o medo de não 'destacar-se' da multidão que impede que vivam suas vidas, para outros, um desejo obcessívo, que se apresenta como necessidade urgente.

Essa 'coisa' de ser diferente começou com os pseudo-chatos da pseudo-esquerda (quem é 'diferente' tem que usar esta palavra: pseudo. Soa intelectual!), mas agora tem os arigós da nova direita, pregando tal qual pastores o advento da ética como o grande valor universal. A maioria são imbecís arrogantes que secretamente invejam e desejam substituir no poder (social e/ou político) àqueles que, no fim das contas, estes admiram por estarem no lugar que almejam.

Eu sei é que quero viver minha vida, sem achar que alguém é bandido por pensar diferente de mim, fazendo o que posso frente as minhas preocupações com o meio-ambiente e a sociedade. Sem ser julgado pela patuléia que tem 'orgulho disto' ou 'orgulho daquilo'. Eu, na verdade, me orgulho de não ter orgulho de coisas, que, por sinal, nem deviam ser discriminadas, como por exemplo, o 'orgulho de ser gaúcho'. Quer dizer que tenho que ter orgulho de ter nascido geográficamente próximo ao paralelo 30? Ah, tenha paciência! As tais 'tradições gaúchas' são, algumas, inventadas, outras importadas dos pampas uruguaios e argentinos, ou tradições dos patrões. A grande maioria não teve qualquer importância na vida dos antepassados dos que as cultuam. Parece piada.

Antes de terminar só quero deixar claro que este exemplo do 'gauchismo' é só um exemplo, nem pensava diretamente nisto quando comecei a escrever, mas foi a primeira coisa que me ocorreu...

A título de organização política eu sou brasileiro, gaúcho, pelotense, mas isto para mim quer dizer pouco, porque sou na verdade é humano. Fronteiras nos separam e causam a esmagadora maioria dos nossos problemas. Tenha dó. Raciocine.

Tenho muito orgulho de não ter orgulho de besteiras, me desculpe se parecer arrogante, mas sou mais profundo que isto...

Ah, está confuso, eu sei, falei de três coisas diferentes, tudo misturado, mas o que eu queria mesmo era chutar uns traseiros.

Nenhum comentário: