quarta-feira, 2 de setembro de 2009

Ilan Pappe fala sobre a limpeza étnica promovida na palestina

Extraído do blog do André Gattaz.

A história oficial israelense baseia-se em um mito, expresso no lema "uma terra sem povo para um povo sem terra". A realidade da ocupação sionista da Palestina, porém, não é a de uma terra desabitada sendo ocupada por um povo sem terra. De fato, o que vem ocorrendo nos últimos 60 anos é a expulsão do povo nativo daquela região, para que a realidade pudesse se adequar ao mito.
Ilan Pappe, historiador da Universidade de Haifa, em Israel, é uma das corajosas vozes a denunciar a política sionista sem medo de usar as palavras adequadas para descrevê-la. Autor de "A Limpeza Étnica na Palestina", Pappe deu entrevista a Silio Boccanera, no programa Milênio exibido em 20/5 na Globo News. Para quem conhece bem o conflito sionista-palestino, a entrevista não traz nenhuma informação nova, mas é muito interessante ouvir, da boca de um historiador judeu e israelense, o que poucos podem afirmar sem serem taxados de anti-semitas.
A imagem que está vívida em minha mente [...] são as histórias que vi nas aldeias litorâneas da Palestina, e mais tarde de Israel, pois eram próximas de onde eu morava em Israel. Nessas aldeias, de acordo com a resolução da ONU, as pessoas deveriam ser cidadãs israelenses, faziam parte desse futuro estado judaico. E eles se resignaram a essa idéia. [...] Eram fazendeiros e camponeses simples que viram apenas como outro novo governo. Mas não conseguiram acreditar quando o exército israelense veio, e lhes deu uma hora para levarem o que pudessem das aldeias onde moravam havia centenas de anos, atirando para o alto para acelerar a fuga, massacrando aqueles que resistissem e estuprando as mulheres. Para mim, como relato no livro, alguém cuja família sobreviveu ao Holocausto nazista – embora a minha não tenha sobrevivido – a idéia de que os judeus pudessem fazer isso três anos após o Holocausto ainda hoje é incompreensível para mim.

Veja o vídeo da entrevista:

A história da coisas

Vídeo sensacional que conhecí ano passado por indicação do 'Ploc' (vulgo Marco Aurélio...hehe) no blog Amigos de Pelotas. Indiquei ao Marcelo, que foi meu professor de gestão ambiental na faculdade de Engenharia Elétrica no IF-Sul, e o vídeo foi usado em sala de aula.